sábado, 19 de maio de 2012

Reunião de Responsáveis e Condicionalidades

Hoje realizamos a primeira reunião deste ano, planejada pela PCRJ como uma das condicionalidades para aqueles que possuem o CFC - cartão familia carioca. Um grande número de responsáveis que, desde cedo, aguardava o início da reunião, deixava a impressão de que teríamos uma grande reunião de responsáveis. Nossa Coordenadora Pedagógica havia preparado um filme para sensibilizá-los, textos pedagógicos que valorizam a participação da família no processo pedagógico, enfim, nos preparamos para uma reunião pedagógica, como as Assembléias Mensais que fazíamos mensalmente, aos sábados, quando ainda não havia o CFC.
Mas fomos surpreendidos por pais e responsáveis preocupados apenas em saber onde deveriam assinar para garantir o benefício do CFC, pais que não podiam perder tempo com discussões pedagógicas pois "tinham coisas para resolver" e nãopodiam demorar na escola.  É triste ouvir "não dá pra deixar o filme pra outro dia?", "diretor, quando o senhor vai liberar a lista do CFC pra gente assinar?" ao invés de questões sobre o nosso PPP, sobre a importância do reforço escolar, sobre a validade ou não dos cadernos de atividade, etc. Responsáveis que se acotovelavam, enquanto tentávamos falar das realizações e projetos,  para garantir um lugar "na frente", na fila de informações sobre o NIS ou na fila para informar os irmãos que frequentam outras escolas.
Penso que devemos promover uma reflexão urgente sobre os benefícios pedagógicos, e não apenas sociais, desses programas que desembarcaram nas nossas escolas, desviando o foco de todos nós - professores e responsáveis, de nossa real missão e finalidade.
Professor Holem (Diretor da E.M. Prof. Manoel Maurício)

Um comentário:

EMMANOEL MAURÍCIO disse...

LAMENTÁVEL, PROFESSOR!
POR ESTE E OUTROS MOTIVOS, É QUE SOU CONTRA ESSE PATERNALISMO EXAGERADO QUE A PREFEITURA VEM NOS FAZENDO "ENGOLIR", JÁ ALGUNS ANOS.
VOLTA ESCOLA PÚBLCA, DOS ANOS 60, 70 80...